Já estão abertas as candidaturas ao Programa Escolhas 8.ª Geração.
Aceda aqui às 6 perguntas e respetivas respostas sobre as candidaturas.
Ainda pode inscrever-se na sessão de esclarecimento por videoconferência que vai realizar-se a 19 de janeiro (10h30-12h30). Faça aqui a sua inscrição, até 18 de janeiro.
O Programa Escolhas tem âmbito nacional e visa promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.
O Programa Escolhas estrutura-se em três áreas estratégicas de intervenção:
- Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação;
- Emprego e Empreendedorismo;
- Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania.
O Programa Escolhas abrange as seguintes três Medidas:
- Medida I visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências, designadamente digitais;
- Medida II visa contribuir para a promoção do emprego e da empregabilidade, favorecendo a transição para o mercado de trabalho, bem como apoiar iniciativas empreendedoras.
- Medida III visa contribuir para a promoção da saúde, da prática desportiva e da participação em atividades artísticas e culturais, bem como do desenvolvimento de outras atividades de educação não formal, permitindo o desenvolvimento pessoal e social dos/as participantes e o aprofundamento de direitos e deveres cívicos e comunitários.
Consulte o Regulamento aplicado à 8.ª Geração do Programa Escolhas, que vigora entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022.
Consulte também as Perguntas Frequentes e registe-se.
Font: AD&C