Setúbal participa na 15.ª edição do Fórum Social Pamela
No dia 21 de novembro, realizou-se a 15.ª edição do Fórum Social Palmela, iniciativa promovida pela Rede Social Palmela. Esta edição, subordinada ao tema “Democracia e Direitos Sociais, marcos e conquistas de Abril", contou, na sessão de abertura, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, da Presidente do Conselho Local de Ação Social de Palmela, Maria João Camolas, e da Diretora do Centro Distrital de Setúbal, Luísa Ferreira Malhó.
Na sua intervenção, a Diretora Distrital saudou duplamente a Rede Social de Palmela pela realização de mais um Fórum, que constitui um marco agregador ao sentar à mesma mesa todos os parceiros e agentes do concelho, em mais um momento de partilha e reflexão. O duplo agradecimento recaiu também pelo apreço na escolha do tema associado à celebração dos 50 anos do 25 de abril.
Referiu que o facto de se falar de Democracia e Direitos Sociais, com total liberdade de expressão, é desde logo uma das grandes conquistas de Abril. Fez uma retrospetiva do que existia antes do 25 de abril em matéria de proteção social, sendo esta muito reduzida e exclusiva para alguns grupos de trabalhadores. Abordou os principais marcos na construção de uma Segurança Social Universal e do Estado Social, em que as políticas sociais passam a ser um direito.
O Fórum integrou uma primeira Mesa Redonda dedicada ao tema: “Direitos Sociais, uma conquista de Abril", contando com a participação de representantes das áreas da Saúde, da Educação, da Habitação, do Trabalho, Emprego e Proteção Social, tendo a moderação sido assegurada pela Diretora Distrital, Luísa Ferreira Malhó, e pela Vereadora Maria João Camolas.
O encontro prosseguiu com uma segunda Mesa Redonda, subordinada ao tema “Pilar Europeu dos Direitos Sociais, investir nas crianças", contando com a participação de representantes de várias organizações e/ou projetos na área da infância, entre elas Sónia Almeida, da Coordenação Nacional da Garantia para a Infância, tendo a moderação ficado a cargo da Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social, Cristina Lira.