Lançamento da nova plataforma DataLABOR
No dia 6 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi divulgada a DataLABOR, uma plataforma inovadora que agrega e permite aceder a dados estatísticos e informação jurídica de âmbito internacional, nacional e local sobre trabalho, emprego e proteção social.
A plataforma DataLABOR agrega informação que se encontrava até aqui dispersa por diferentes fontes – muitas vezes de acesso difícil – e também dados produzidos pelas atividades de investigação do CoLABOR. A inovação tecnológica da plataforma e o vasto conjunto de informação disponível proporciona às empresas, ao terceiro setor e à administração pública acesso a dados que facilitam a tomada de decisões.
A DataLABOR é uma iniciativa do CoLABOR, o Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, criado por oito entidades: o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa; a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS; a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a Delta Cafés; a SONAE; e a Mota-Engil.
A sessão de apresentação contou com as boas vindas de
, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,
e com o encerramento do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,
.
Da parte do CoLABOR, o coordenador Manuel Carvalho da Silva efetuou uma breve apresentação e contextualização do laboratório colaborativo para o trabalho, emprego e proteção social e Catarina Mendes Cruz e Renato Miguel do Carmo apresentaram a plataforma de informação estatística e jurídica, DataLABOR.
Visualize o
e o
para conhecer a nova plataforma de informação sobre trabalho, emprego e proteção social.