Na sequência do estudo EQAR (Estudo da Qualidade do Acolhimento Residencial Português), realizado pelo GIIAA (Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, vimos convidar a vossa casa a participar numa extensão daquele estudo.
O estudo que nos propomos agora realizar, e que designamos "Acolhimento Residencial em tempos de Covid-19" tem como objetivo principal avaliar a forma como as casas de acolhimento de crianças e jovens enfrentaram os desafios e os constrangimentos que lhes foram impostas no âmbito das restrições e exigências decorrentes da pandemia de covid-19.
Esta recolha de informação poderá também fornecer elementos que permitam ajudar as casas de acolhimento, e as entidades com responsabilidades na área do acolhimento residencial de crianças e jovens, a prepararem-se para enfrentar, de uma forma eficaz e respeitadora dos direitos da criança, uma nova necessidade de confinamento decorrente de uma segunda vaga de Covid-19 ou em face de outro tipo de ameaça à saúde pública que venha a exigir medidas similares (ver informação mais alargada sobre o estudo em anexo).
Recorrendo a questionários especialmente formulados no contexto do estudo e aplicados online, com garantia que todas as questões de privacidade, confidencialidade da informação e anonimato dos participantes estão asseguradas, este estudo visa recolher informação junto das crianças e jovens em acolhimento residencial no nosso país e dos seuscuidadores que permitam perceber como foi vivido o período de confinamento no interior das casas de acolhimento.
Para tal, basta partilhar com as crianças e jovens e com os cuidadores o link respectivo. A participação é estritamente voluntária e anónima. Pedimos-lhe que disponibilize (por email, msg, Whatsapp...) os links e explique sucintamente a natureza do estudo, a sua utilidade e relevância. É muito importante que o estudo envolva a participação do maior número possível de crianças/jovens e cuidadores, respeitando, contudo, a vontade de cada um em participar ou não participar. Os/as diretores/as técnicos/as são também convidados a participar, preenchendo o questionário para cuidadores.
Atendendo à aproximação das férias escolares, solicitamos que os links para os questionários sejam disponibilizados às crianças/jovens e aos cuidadores o mais rapidamente possível.
Crianças (com mais de 6 anos) e jovens:
Cuidadores (equipa técnica, equipa educativa e equipa de apoio):
Ao entrar em cada um dos links vão encontrar as instruções para o preenchimento dos respetivos questionários. Podem optar por aceder a um vídeo no Youtube que permite ouvir as instruções (link no final das instruções escritas). O preenchimento de cada um dos questionários online, pode ser realizado em qualquer computador, portátil, tablet ou telemóvel smartphone, na casa de acolhimento ou noutro local, desde que com acesso à internet. O seu preenchimento demora cerca de 10 minutos.
Em anexo enviamos, para além da descrição do estudo já referida, o parecer positivo da Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a declaração de Reconhecimento de Utilidade do estudo pelo Instituto de Segurança Social e a Declaração de Consentimento Informado assinada pela equipa de investigação e que, agradecemos, nos seja devolvida, logo que possível, também por email, com a assinatura digital ou digitalizada dos responsáveis pela vossa casa de acolhimento. Sublinhamos que, ao disponibilizar voluntariamente os links de acesso aos questionários aos potenciais participantes, crianças/jovens e cuidadores da sua casa de acolhimento, está a concordar com a sua participação no estudo "Acolhimento Residencial em tempos de Covid-19", pelo que a devolução do Consentimento Informado é apenas uma formalidade.
Os resultados do estudo "Acolhimento Residencial em tempos de Covid-19" serão divulgados num evento digital para o qual será atempadamente convidado, bem como todas as crianças/jovens e cuidadores da casa.
Agradecemos antecipadamente a sua colaboração, colocando-nos a vossa inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional. Para tal basta ligar para 967093414 (Sónia Rodrigues) ou usar o email:
acolhimentoresidencial@fpce.up.pt
Com os melhores cumprimentos e a certeza de que vamos ficar todos bem,
P'lo GIIAA
Maria Barbosa Ducharne / Sónia Rodrigues