Enquadramento
O Plano Nacional de Preparação e Resposta para a doença por novo coronavírus (COVID 19) é uma ferramenta estratégica de preparação e resposta a uma potencial epidemia pelo vírus SARS CoV 2. Este Plano tem como referencial as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, sendo o documento de referência nacional no que respeita ao planeamento da resposta a COVID 19.
Apesar do conhecimento atualmente disponível em relação a características do SARS CoV 2 nomeadamente o seu comportamento patogénico, potencial de transmissibilidade e outros fatores determinantes não estar completo, é útil considerar, para efeitos de implementação de medidas, uma analogia entre a atual epidemia por SARS CoV 2 e a gripe pandémica. Apesar de desafiantes estas característica s torna m ainda mais premente o planeamento estruturado para diferentes cenários nesta emergência de saúde pública.
A preparação a ameaças de Saúde Pública em Portugal teve um progresso considerável com a elaboração de um plano de contingência para a gripe pandémica H5N1, em 2005.
Em 2009, a pandemia do vírus H1N1, representou o primeiro grande teste de Portugal ao seu trabalho e esforço de planeamento. A colaboração intersetorial foi fundamental ao sistema de saúde, apesar d e ter sofrido constrangimentos, conseguiu reagir. Mais tarde, Portugal preparou se, a nível nacional, para outras ameaças, nomeadamente Ébola, MersCoV e, mais recentemente, a infeção por vírus Zika.
As medidas enunciadas no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo Coronavírus (COVID 19) carecem do acompanhamento, para sua aplicação, de Orientações Técnicas específicas, a serem progressivamente atualizadas, de acordo com a evolução epidemiológica de COVID 19, e sempre que necessário.
O Documento está alojado na Disciplina COVID 19
(Editado por Luis Marvão em segunda-feira, 4 maio 2020, 12:11)